Geral

Balsa Sambaqui é retirada de operação em Imbituba por questões de segurança, informa Marinha 586h2j

A paralisação ocorreu na última quinta-feira (21) para a realização de reparos no casco e remoção da água acumulada. 5x4h47

Foto: Prefeitura de Imbituba/Divulgação 1v65c

A Balsa Sambaqui, utilizada na travessia do rio D’Una, em Imbituba, foi retirada de operação pela Marinha do Brasil após a identificação de um problema de infiltração de água que representa um risco significativo à segurança de ageiros e operações. A paralisação ocorreu na última quinta-feira (21) para a realização de reparos no casco e remoção da água acumulada.

De acordo com a Delegacia da Capitania dos Portos em Laguna, a medida foi tomada durante uma inspeção de rotina. “Em situações semelhantes no ado, a retirada temporária de circulação foi necessária para corrigir discrepâncias e garantir a segurança da navegação. Apesar da interrupção temporária do serviço, a prioridade é preservar a segurança dos ageiros e a salvaguarda da vida humana nas águas”, destacou a nota oficial.

Trabalhos de manutenção e previsão de retorno

A Prefeitura de Imbituba informou que o casco da balsa já recebeu manutenção, mas o processo de esgotamento completo não foi concluído devido às condições climáticas desfavoráveis. A retomada dos trabalhos está prevista para esta segunda-feira (25), seguida de uma nova inspeção pela Marinha, que determinará a liberação da embarcação para o tráfego.

Marinha reforça compromisso com segurança

A Marinha ressaltou que ações preventivas como esta são necessárias para evitar acidentes e garantir operações seguras. A instituição também incentiva a população a reportar irregularidades ou problemas relacionados à segurança da navegação por meio dos seguintes contatos:

  • Telefone de emergência: 185
  • Contato direto com a Delegacia de Laguna: (48) 3644-0196
  • E-mail: [email protected]

Para tornar as denúncias mais eficientes, a Marinha solicita que sejam enviados detalhes como imagens da embarcação, nome, número de inscrição, cor do casco e localização.

Impacto no serviço público

Embora a interrupção temporária do serviço tenha gerado transtornos para os usuários da travessia, as autoridades reforçam que a ação foi necessária para garantir a segurança de todos. A retomada da operação da Balsa Sambaqui dependerá da conclusão das manutenções e da aprovação na nova inspeção técnica.

Notícias Relacionadas 3y6me

Detran/SC alerta população sobre golpe da multa no para-brisa do carro 2h714e

Há algum tempo o Departamento de Trânsito tem sofrido com os ataques de golpistas, principalmente, por meios eletrônicos

Receita libera consulta a maior lote de restituição do IR da história 6c5lq

Cerca de 6,3 milhões de contribuintes receberão R$ 11 bilhões

Vale a pena revisar IOF para evitar especulações, diz Haddad 46293w

Segundo ministro, impacto é muito baixo sobre o conjunto de medidas

Alunos do Técnico em Química do Colégio Satc visitam laboratório de referência na Rio Deserto 3z4k2o

Aula técnica proporcionou uma vivência prática do ambiente profissional de análises industriais e atribuições de trabalho do setor