O tempo será instável em Santa Catarina ao longo da semana, com temperaturas acima de 30°C e possibilidade de queda de granizo 664p4m

Foto: Ricardo Wolffenbuttel/SECOM/ND 3j5s6d
Santa Catarina corre risco de temporais, alagamentos e enxurradas a partir desta segunda-feira (27), segundo a Defesa Civil. A semana será marcada por dias típicos de verão, com calor intenso e pancadas de chuva.
Com a mudança dos ventos de sul para leste nesta segunda-feira, a circulação marítima ganha força. As condições para temporais aumentam principalmente no Extremo Oeste do estado.
O dia será quente, acima dos 30°C em todas as regiões, e com variação de nuvens. Os temporais isolados e pancadas de chuva devem aparecer entre a tarde e a noite, devido a uma massa de ar quente.
De acordo com a Defesa Civil, o risco é baixo a moderado para alagamentos, enxurradas pontuais, queda de árvores, rajadas de vento e eventual queda de granizo.
Já na terça-feira (28), o risco para ocorrências aumenta. A combinação de calor, umidade e instabilidades favorece alagamentos e enxurradas pontuais em todas as regiões de Santa Catarina.
A umidade vinda do mar propicia o surgimento de chuvas intensas de forma isolada. Além disso, as temperaturas seguem altas, entre 27 e 33°C na maior parte do estado.
Tendência é de clima quente e temporais entre a tarde e a noite em SC
A semana segue com tempo típico de verão na quarta (29) e na quinta-feira (30), com presença de sol e formação de temporais entre a tarde e a noite.
Na região litorânea, a sensação é de calor e ar abafado. A circulação marítima volta a ganhar força e traz condições para chuvas pontualmente intensas.
Do Planalto ao Litoral e no Vale do Itajaí haverá mais nuvens e chuva no período noturno devido à umidade vinda do mar.
Recomendações da Defesa Civil para se proteger durante temporais e alagamentos
- Durante os temporais, jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos;
- Redobre cuidados próximo a áreas de encosta;
- Fique atento à inclinação de árvores e postes, além de rachaduras em muros ou paredes;
- Busque um local abrigado, longe de árvores, placas, postes de energia e de outros objetos que possam ser arremessados;
- Evite contato com as águas e não dirija em locais alagados;
- Tenha cuidado com crianças próximas a rios e ribeirões.
Com informações do ND+