Geral

Satc será Hub Nacional de fertilizantes com foco na transição energética 296662

Evento de lançamento ocorre no dia 5 de junho, no Centro Tecnológico da instituição 3j6k5p

Foto – SATC 666u4n

A Satc, em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), promove, no dia 5 de junho, o lançamento oficial do Hub de Transição Energética Aplicada à Produção de Fertilizantes – SC. O evento será realizado no Centro Tecnológico (CT) Satc e integra a agenda nacional preparatória para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que ocorre no Brasil, em novembro.

O hub surge com o propósito de unir esforços entre a academia, o setor produtivo e o governo para fomentar soluções sustentáveis na produção de fertilizantes. Entre os objetivos estão a promoção de uma transição energética justa, a recuperação de áreas degradadas e a adoção de práticas de economia circular no agronegócio.

A solenidade de lançamento será acompanhada por uma programação técnica reunindo especialistas de destaque nacional. Estão confirmadas as participações de José Carlos Polidoro (Mapa), Pedro Igor Veillard Farias (Cefent), Fernando Luiz Zancan (Satc) e Humberto Bicca (Epagri), além de uma mesa-redonda com os convidados.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Inovação do CT Satc, Luciano Biléssimo, o novo hub representa um o estratégico rumo à inovação sustentável. “Ao conectar ciência e produção, estamos preparando o setor agrícola brasileiro para um futuro mais verde e competitivo, em plena sintonia com os desafios globais que serão debatidos na COP 30”, destaca.

O evento é destinado a convidados, autoridades, representantes do setor produtivo e instituições de ensino e pesquisa. Haverá transmissão online da programação, que terá o link divulgado em breve pela instituição.
Cronograma

14h – Abertura do Evento – do lançamento do HUB – SC.

14h30min – Apresentação do Programa de Fertilizante + Hubs – com Pedro Igor Veillard Farias – Centro de Excelência em Fertilizantes e Nutrição de Plantas (Cefent).

15h – Transição Energética e o desenvolvimento de Fertilizantes sustentáveis associado a recuperação de áreas degradadas – com Fernando Luiz Zancan – Associação Beneficente da Industria Carbonífera de Santa Catarina (Satc).

15h30min – Coffee Break

16h – Econômica Circular na regeneração do solo: nutrientes reciclados na produção de fertilizantes para recuperação de capacidade produtiva de áreas degradadas – com Humberto Bicca – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).
16h30min – Papel do Fertilizante em Recuperação de Áreas Degradadas: impactos climáticos e estratégias para a segurança alimentar – com José Carlos Polidoro – Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

17h – Mesa Redonda

17h30min – Encerramento.

Notícias Relacionadas 3y6me

Mulher tem perna esmagada ao empurrar carro na Serra do Rio do Rastro 1v4a1s

Acidente aconteceu em subida com barro; vítima foi socorrida de helicóptero e levada ao Hospital São José, em Criciúma

Governo de Santa Catarina investirá R$ 54 milhões para a construção de novos laboratórios de pesquisa avançada no estado 1bn3f

Editais voltados para universidades e centros universitários foram lançados pela Fapesc

Últimas vagas com condições especiais para o segundo semestre na UniSatc 4m206h

Matrícula Comunitária segue aberta até 31 de maio com benefícios exclusivos para moradores do estado.

Santa Catarina enfrenta fim de semana chuvoso antes de chegada de frente fria com chance de neve 2q3o62

O principal responsável pelas instabilidades é um sistema de baixa pressão que atua sobre o Estado