A busca pelo Conhecimento

A troca de lado em meio à guerra: O Tratado de Londres de 1915 1v1l3i

Foto: Escritório Fotográfico da Casa Branca/wiki commons 4i1w5k

A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) foi um conflito global que envolveu a participação de muitos países de todos os continentes. Durante a guerra, formaram-se dois grandes grupos que lutavam entre si: a Tríplice Aliança, composta por Alemanha, Itália, Império Austro-Húngaro e outros países menores; e a Tríplice Entente, que tinha como principais signatários França, Império Russo e Reino Unido.

Apesar de a Itália ser mencionada como integrante da Tríplice Aliança, o país manteve uma posição neutra no início do conflito. Com o ar dos meses, os líderes italianos viram uma oportunidade de expandir seus territórios ao se aliarem aos países da Tríplice Entente. A partir de setembro de 1914, começaram as especulações sobre a de um tratado que formalizaria essa mudança de lado.

Secretamente, a Itália se reuniu com Reino Unido, França e Império Russo para o chamado Tratado de Londres, também conhecido como Pacto de Londres, no dia 26 de abril de 1915. Pelo acordo, a Itália abandonaria a Tríplice Aliança e, em troca, receberia diversas porções territoriais, incluindo: Algumas áreas da Áustria-Hungria habitadas por italianos, como Tirol, Trentino, Istria e Dalmácia, o arquipélago do Dodecaneso, um protetorado sobre a Albânia, entre outras concessões.

Entretanto, o tratado, que deveria permanecer em segredo, foi revelado pelos bolcheviques russos no jornal Izvestia em maio de 1917. Além disso, a Itália não recebeu todas as terras prometidas, o que gerou um forte sentimento de descontentamento entre os italianos e contribuiu para o crescimento do nacionalismo no país, o que posteriormente, favoreceu o surgimento do fascismo na Itália e a chegada de Benito Mussolini ao poder do país.

Fonte consultada:

WIKIPÉDIA. Tratado de Londres (1915). Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Tratado_de_Londres_(1915) o em 23 mai. 2025

Notícias Relacionadas 3y6me

Criciúma declara guerra contra o coronavírus e tolerância zero ao descumprimento de restrições 281n57

Ação vai intensificar as fiscalizações para cumprimento dos decretos restritivos contra a Covid-19. Comboio com carro de som e viaturas da Equipe Multi-institucional já está percorrendo os bairros da cidade para conscientização

“SC e o Brasil entrarão em uma guerra que ainda não começou”, alerta Carlos Moisés 1xo36

Segundo o governador de Santa Catarina, os próximos dias de combate da pandemia de coronavírus "serão duros".

Além dos derivados do petróleo, alimentos básicos ficarão mais caros 5x1u25

Pão francês pode custar até R$ 20 o quilo por conta da guerra na Ucrânia.

Posto sem frentista em SC vira cabo de guerra entre Justiça e Procon 5d4727

O entendimento contraria uma decisão da Justiça Federal, inédita no país, que permitiu que uma rede de postos de Jaraguá do Sul opere com sistema “self service”