
Foto: Divulgação 5c4c49
Pesquisa divulgada esta semana pelo Paraná Pesquisas revela os primeiros números para as eleições de 2018 ao governo do Estado de Santa Catariana. Esperidião Amin (PP) lidera com 30%. Em segundo lugar, aparece Paulo Bauer (PSDB), com 20,3%. O terceiro lugar fica com Mauro Mariani (PMDB), 9,9%, enquanto Décio Lima (PT) aparece com 8,5%, Jorginho Melo (PR) com 5,1% e Gelso Merísio (PSD) com 4,5%.
Os números foram recebidos com festa no Partido Progressista, principalmente pelo grupo alinhado ao ex-governador Esperidião Amin. As mensagens nos grupos de Whatsapp se espalharam rapidamente. Mensagens do tipo: “Nós vamos voltar”, “Nós temos candidato ao governo”, “Ninguém segura mais ELE”, “Em fevereiro as coisas mudam”.
Tradicionalmente, a família Amin tem um eleitor fiel, mas o problema é o chamado “teto” que esbarra com a rejeição. Por isso, a cúpula progressista já deu o tom, não adianta liderar os números iniciais se não houver uma coligação robusta, ou seja, sozinho ninguém chega. Nem o Amin!
Força
Os números revelam a força do ex-governador Esperidião Amin, força esta que se sustenta em seu carisma, sua oratória, sua capacidade de trabalho e principalmente pelos índices alcançados quando esteve à frente do governo do estado.
PMDB
Mauro Mariani do PMDB aparece com 9,9% da intenção de votos. Mas é só o 15 ir para as ruas que os números mudam. O PMDB é considerado um arrastão de votos.
PSD
O melhor antídoto para vitaminar os números de Gelso Merísio (PSD) é o governador de fato assumir a pré-candidatura de Merísio. O apoio é muito discreto.
Renovação
A pesquisa divulgada não apresenta nomes novos na disputa ao governo.
Conexão Capital
Sobre a metodologia da pesquisa Paraná, vale apena lembrar que é a mesma empresa que demonstrou a reação da candidata Ângela Amin em 2016 quando outros institutos apontavam vitória folgada para o prefeito Gean Loureiro (PMDB). Em Florianópolis a Paraná acertou.