Geral

Amrec busca o desassoreamento do rio Urussanga junto ao Estado 5v2y44

No início da tarde desta segunda-feira, dia 16, o presidente da Associação dos Municípios da Região Carbonífera, juntamente com outros prefeitos, apresenta à Casa Civil o projeto que visa diminuir os problemas com as enchentes 3p4s4v

Foto: Arquivo/TN 1h4t4d

Uma demanda antiga volta a ser debatida junto ao Governo de Santa Catarina nesta segunda-feira, dia 16. O desassoreamento do rio Urussanga, que a pelos territórios dos municípios de Morro da Fumaça, Cocal do Sul, Urussanga e Içara, entre outros. Os alagamentos nesses municípios em períodos de intensa precipitação pluviométrica têm gerado danos e destruição em vias públicas, rodovias urbanas e rurais, pontes, pontilhões, residências, indústrias, na agricultura e sistemas de drenagem.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

Por este motivo, mais uma vez o presidente da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) e prefeito de Morro da Fumaça Noi Coral, irá apresentar o projeto de desassoreamento desta bacia que existe desde 2011, com adequações realizadas ao longo dos últimos anos. A reunião de hoje acontece na Secretaria da Casa Civil e foram convidados os prefeitos da Amrec, além dos chefes dos municípios de Jaguaruna, Sangão e Três de Maio para acompanhar a reunião marcada para as 13h30min.

O Projeto

O prefeito Noi Coral irá mostrar o documento que fala sobre o aprofundamento e alargamento da calha do rio visando minimizar os prejuízos das enchentes, minimizar a dispersão de sedimentos contaminados para as áreas adjacentes ao sítio de desassoreamento, transportar e dispor os sedimentos do desassoreamento de maneira segura no aspecto ambiental e de forma aceitável no aspecto social. “Esperamos ser atendidos e que o Governo olhe com mais carinho por esse problema grave que a gente está ando aqui”, disse o prefeito de Morro da Fumaça, Noi Coral.

O primeiro projeto foi idealizado em 2011 e ou por readequações em 2014. Naquele ano o investimento para realizar o desassoreamento do rio era de aproximadamente R$ 118 milhões.

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

Municípios fazem a sua parte

Para minimizar os problemas com as chuvas intensas os municípios que são banhados por este rio fazem a sua parte. Realizam alguma limpeza quando necessário. “A prefeitura a prefeitura faz o trabalho dela. Nós investimos muito em limpeza de valos, córregos, rios. Só que chega no rio a água para. Esse é o problema grave que nós temos aí”, explicou Coral, que ainda completou: “Por isso que seria de suma importância fazer esse desassoreamento aí”.

Com informações do TNSul

 

Notícias Relacionadas 3y6me

Projeto Ver retorna ao Sul do Estado com 990 cirurgias de catarata 61o40

Nesta quarta-feira (14), iniciam as cirurgias de catarata para 207 pacientes da Amrec, em Nova Veneza, e da Amurel, em Braço do Norte.

Momento preocupante nas regiões da Amrec e da Amurel por causa da forte chuva 616p1b

Defesa Civil, Bombeiros e Polícia Militar atuam no socorro em várias cidades da região

AMREC emite nota em apoio aos prefeitos Murialdo Canto Gastaldon e Valdir Fontanella 6k96o

Nota foi divulgada após a Associação Catarinense do Ministério Público prestar apoio ao Promotor de Justiça Fernando Rodrigues de Menezes Júnior, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Içara.

Prefeito de Orleans, Jorge Koch leva o Sul de SC à presidência da FECAM 583043

Chapa foi eleita por aclamação durante Assembleia Geral realizada na ALESC, em Florianópolis.