Saúde

Cidasc confirma caso de gripe aviária em criação doméstica 5yb16

Caso foi confirmado na cidade de Maracajá 5s7016

Foto: Agência Brasil 4r66t

Na tarde do último sábado, 15 de julho, a Secretaria de Estado da Agricultura (SAR), através da Companhia de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), confirmou um novo caso de Influenza Aviária em uma criação de subsistência, em Maracajá. O foco não compromete a condição sanitária do Estado de Santa Catarina e do país como livre de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP), já que a produção comercial segue sem nenhum registro.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

Todas as medidas sanitárias estão sendo aplicadas para contenção e erradicação do foco, bem como a intensificação das ações de vigilância em populações de aves domésticas na região. Novas medidas poderão ser adotadas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e pela Cidasc para evitar a disseminação do vírus e manter a avicultura catarinense protegida.

Casos de aves com sinais clínicos de Influenza Aviária, como dificuldade respiratória, andar cambaleante, torcicolo ou girando em seu próprio eixo, ou mortalidade alta e súbita devem ser imediatamente comunicados a Cidasc através do e-Sisbravet no link: bit.ly/notificarcidasc ou bit.ly/SISBRAVET; diretamente em um escritório local da Cidasc; ou pelo telefone: 0800 643 9300.

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

O Estado segue em alerta máximo à adoção das medidas de biosseguridade para a avicultura comercial e a proibição de visitas de pessoas alheias ao sistema de produção. Permanece também a recomendação da restrição de o ao ambiente externo para aves criadas livres e mesmo aves de subsistência, a fim de proteger a saúde e segurança do plantel avícola catarinense. A realização de exposições, torneios, feiras e demais eventos com aglomeração de aves continua suspensa em todo território catarinense e nacional

Com informações do TNSul

Notícias Relacionadas 3y6me

Cidasc emite comunicado sobre proibição de fabricação, comércio, prescrição e uso do herbicida Paraquat no Brasil 2w2m4a

A reavaliação toxicológica do paraquat foi determinada em 2008 pela Anvisa e finalizada em 2017

Operação contra o furto de gado é realizada no Sul 453vv

As fiscalizações aconteceram em Gravatal, Içara, Morro da Fumaça e Bom Jardim da Serra. Pelo Estado, outras cidades também fazem parte das investigações.

Cidasc alerta que comércio ambulante de mudas em Santa Catarina é proibido e deve ser denunciado 4n4j2v

Essa proibição tem como objetivos, evitar a introdução de novas pragas no estado, bem como garantir a idoneidade das mesmas, contribuindo para o aumento da produtividade e da competitividade do setor agrícola catarinense.

Santa Catarina é o terceiro maior exportador de mel do Brasil 5c3d21

O estado também se consolidou como um dos principais produtores de mel do país.