O primeiro caso de coronavírus em Morro da Fumaça foi registrado no dia 1º de abril. v711h

Divulgação 5y1m2g
Morro da Fumaça vinha apresentando bons números, com poucos casos do novo coronavírus (Covid-19), porém registrou seis casos positivos na última semana, o que reforça ainda mais a importância da continuidade das medidas de prevenção.
O Governo Municipal, através da Secretaria do Sistema de Saúde tem alertado frequentemente para que estas ações prossigam na busca para diminuir a propagação do vírus. “É preciso tomar todos os cuidados necessários. O vírus não escolhe e todos estão sujeitos a contrair. Vale sempre reforçar a importância de continuar com aqueles cuidados que todos já sabem”, destaca o prefeito, Noi Coral.
Em caso de sintomas ou se souber de pessoas suspeitas de estar com Covid-19, entre em contato pelos telefones: 3434-5435 ou 99119-3744. “As agentes de saúde do município irão levar as medidas de prevenção às comunidades atendidas por elas e também a Vigilância Sanitária seguirá fiscalizando como vem fazendo. Precisamos que todos tenham consciência do momento em que vivemos e acolham estas orientações”, fala o vice-prefeito, Eduardo Sartor Guollo.
A curva dos casos no município
O primeiro caso de coronavírus em Morro da Fumaça foi registrado no dia 1º de abril. Após o quinto caso, a cidade ficou 20 dias sem nenhum teste positivo. O fumacense mais jovem com Covid-19 é uma adolescente de 16 anos de idade.”É importante que as pessoas continuem atendendo as orientações. Todas estas atitudes são importantes no enfrentamento do coronavírus. A nossa curva continua crescendo e não é o momento de recuar ou diminuir os cuidados. Siga utilizando máscara e, principalmente, saia de casa somente em caso de extrema necessidade”, ressalta a secretária do Sistema de Saúde, Francieli Maragno.
Entre as iniciativas para buscar conter a proliferação do vírus está Decreto 065/2020, que tornou obrigatório o uso da máscara.
A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Kellen Vieira, comenta que para ser eficiente como uma barreira física, a máscara caseira precisa seguir algumas especificações. “A máscara precisa ter duas camadas de pano e é de uso individual. Elas podem ser feitas em tecido de algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos, desde que desenhadas e higienizadas corretamente. É importante que a máscara seja feita nas medidas corretas cobrindo totalmente a boca e nariz e que estejam bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais”, explica.
Os casos de coronavírus em Morro da Fumaça:
01/04 – 1º caso
08/04 – 2º e 3º casos
09/04 – 4º caso
25/04 – 5º caso
16/05 – 6º caso
18/05 – 7º caso
22/05 – 8º caso
23/05 – 9º caso
25/05 – 10º e 11º casos
26/05 – 12º caso