Geral

Eleições municipais devem ocorrer entre 15 de novembro e 20 de dezembro, diz Alcolumbre 6f6o6t

Mudança na data precisa ar pela Câmara dos Deputados e pelo Senado antes de vigorar. 173g5s

Divulgação 5y1m2g

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM), anunciou pelas redes sociais, nesta terça-feira (16), que há consenso pelo adiamento das eleições municipais de 2020 devido à pandemia de coronavírus. Segundo ele, o primeiro e o segundo turnos devem ocorrer entre 15 de novembro e 20 de dezembro.

Como a data das eleições está na Constituição Federal, uma mudança terá que ser votada por meio de Proposta de Emenda Constitucional (PEC) na Câmara dos Deputados e no Senado.

Além de Alcolumbre, participaram da reunião o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e do TSE Edson Fachin e especialistas em virologia e saúde.

Na noite de segunda-feira (15), em entrevista ao programa Roda Viva, Barroso afirmou que a Corte eleitoral trabalha com diversas alternativas para as eleições municipais deste ano. Entre elas, além das eventuais mudanças de data, uma possível extensão do horário do pleito (entre as 8h e as 20h, por exemplo) e um revezamento por turnos. Entretanto, todos esses temas precisam ser debatidos e votados no Congresso Nacional, uma vez que é definido pela Carta que a votação deve ocorrer no primeiro domingo de outubro.

Com informações do site GaúchaZN

Notícias Relacionadas 3y6me

Mudança na data de eleições municipais poderá ser decidida em junho 1o5b3a

Adiamento deverá "ser o mais curto possível", afirma ministro Barroso

Carro com candidatos a prefeito e vice é atingido por tiros em Jaguaruna 6s4yw

Conforme a PM, um dos tiros atingiu a parte frontal do carro e furou um dos pneus.

Partido Progressista de Orleans lança chapa pura para eleições municipais 3s5l5c

Silvério Baggio e Dr. Renato são os pré-candidatos do partido para concorrer ao Executivo orleanense

Senado aprova adiamento das eleições para 15 de novembro 395i4j

O adiamento das eleições em seis semanas se dá em virtude do cenário epidemiológico do novo coronavírus (covid-19) no Brasil e a consequente necessidade de se evitar aglomerações.