Geral

Forquilhinha vive expectativa de ter o primeiro papa brasileiro 6m2e3z

Cidade natal de Dom Leonardo Steiner acompanha com emoção o conclave que pode eleger o catarinense como novo líder da Igreja Católica 1v2p23

Foto – Divulgação 1x5z4t

A pequena Forquilhinha, no Sul de Santa Catarina, está tomada por uma mistura de orgulho e ansiedade. O município acompanha atentamente o conclave iniciado nesta quarta-feira (7), que escolherá o sucessor do Papa Francisco.

Entre os 133 cardeais eleitores está Dom Leonardo Ulrich Steiner, de 74 anos, natural da cidade e apontado como um dos principais candidatos ao papado.

“Olha, o Dom Leonardo Steiner é daqui de Forquilhinha, tem todos os familiares aqui. Um grande sacerdote, um homem que pauta a vida dele pelo meio ambiente e por ajudar os mais pobres”, afirmou o prefeito José Cláudio Gonçalves, o Neguinho. “Vai ser um orgulho muito grande para Forquilhinha se isso acontecer. Eu diria que será um sonho, viu? A cidade está toda ansiosa para ter a notícia”, pontua o chefe do Executivo.

Dom Leonardo iniciou a caminhada religiosa como coroinha em uma comunidade rural de Forquilhinha. Ingressou na Ordem dos Frades Menores em 1972 e foi ordenado sacerdote em 1978.

Ao longo da trajetória, foi bispo da Prelazia de São Félix do Araguaia, secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e bispo auxiliar de Brasília. Em 2020, assumiu como arcebispo de Manaus e, em 2022, foi nomeado cardeal pelo Papa Francisco, tornando-se o primeiro cardeal da Amazônia brasileira.

Conhecido pelo compromisso com questões ambientais e sociais, Dom Leonardo é visto como um continuador da linha progressista de Francisco. A atuação na Amazônia, em defesa dos povos indígenas e do meio ambiente, reforça a imagem.

Enquanto os cardeais deliberam no Vaticano, Forquilhinha segue na expectativa. “Estamos aqui com muita ansiedade, a cidade está toda ansiosa para ter a notícia, se existe mesmo essa possibilidade do Dom Leonardo vir a se tornar o nosso grande Papa, o chefe maior da Igreja Católica no mundo”, concluiu o prefeito Neguinho.

Se eleito, Dom Leonardo Steiner será o primeiro papa brasileiro e o primeiro sul-americano após Francisco.

Notícias Relacionadas 3y6me

Neto Pessoa está de saída do Criciúma 2o56c

Neto Pessoa deixará o Tigre com apenas um gol feito em 20 jogos

Como antecipado pelo Sulinfoco, atacante Nicolas deixa o Paysandu e acerta com o Criciúma 203s13

Nicolas tem 35 anos de idade e estava em má fase no Papão

Contra o Paysandu, Criciúma terá o mesmo time que perdeu para o Coritiba 732c62

Criciúma terá mais uma vez o esquema 3-5-2 contra o Papão

Mais qualidade de vida: sedes sociais da Coopercocal oferecem lazer e esporte aos associados j281g

Os espaços são voltados para a prática esportiva, o lazer e a realização de eventos