Poder Legislativo

Naming Rights: entenda a proposta que pode gerar receita para Orleans sem aumentar impostos 5j3m4r

Iniciativa do vereador Murilo Hoffmann propõe que empresas possam associar suas marcas a espaços públicos, gerando receita para investimentos. 5d4m4i

Foto: Maurício Lentz / Câmara de Vereadores de Orleans f3y3h

A Câmara de Vereadores de Orleans aprovou, nesta quarta-feira, dia 23, o Projeto de Lei Legislativo nº 12, de autoria do vereador Murilo Oliveira Hoffmann. O projeto trata de uma prática já comum em grandes cidades do Brasil e do mundo: a cessão do direito de nomear espaços públicos, também chamada de “Naming Rights”.

Na prática, a proposta permite que empresas interessadas possam associar suas marcas a estabelecimentos, instalações, eventos ou espaços públicos da cidade por meio de licitação. Em troca, a empresa vencedora pagará uma quantia anual ao Município.

Para isso, a Prefeitura de Orleans deverá organizar licitações públicas para permitir que empresas usem seus nomes associados a espaços públicos. Nesta parceria, o nome original do local permanece, o que é adicionado é um “sobrenome comercial”. Além do valor em dinheiro, o contrato pode incluir outras contrapartidas, como melhorias no espaço público, reformas, eventos culturais ou ações sociais. Tudo isso será definido no edital de licitação.

Segundo o vereador Murilo Hoffmann, a medida representa uma nova forma de parceria entre o setor público e privado, onde todos ganham: o município, as empresas e, principalmente, a população. “Enquanto empresas e marcas vêm fazendo uso desse modelo de maneira natural em arenas que recebem jogos esportivos e shows musicais, por exemplo, a Prefeitura de Orleans ainda não explora essa oportunidade alternativa de geração de receita”, ressalta.

O Projeto de Lei Legislativo define também o destino de parte do valor arrecadado: 30% da arrecadação líquida com os contratos de Naming Rights será obrigatoriamente direcionada ao Fundo Municipal de Saúde. Esses recursos poderão ser usados para custear atendimentos, comprar medicamentos, contratar profissionais e melhorar o atendimento em unidades de saúde.

Benefícios do Naming Rights

1) Geração de receita sem aumentar impostos: ao usar espaços já existentes para atrair investimento privado, a Prefeitura arrecada mais sem pesar no bolso do cidadão;

2) Melhorias em espaços públicos: com a verba, os locais que recebem os Naming Rights podem ser reformados, ampliados ou usados com mais frequência pela população;

3) Mais atividades para a comunidade: as empresas também poderão promover eventos e ações gratuitas nos locais com os quais firmarem parceria;

4) Fortalecimento do serviço público de saúde: a destinação de parte dos recursos ao Fundo Municipal de Saúde é uma forma de garantir que a população veja benefícios concretos no dia a dia.

Grande Expediente

No Grande Expediente, fizeram uso da tribuna os seguintes vereadores: Jana Coan (PL), Josemar Sacom (PSD), Leandro Martins (PSD), Pedro João Orben (MDB), Murilo Hoffmann (NOVO), Dovagner Baschirotto (MDB) e Joel Cavanholi (PL). Assista aos pronunciamentos na íntegra por meio do vídeo abaixo:

Ordem do Dia

Projeto de Lei Legislativo PL nº 12, de 04 de abril de 2025, de autoria do vereador Murilo Oliveira Hoffmann, que dispõe sobre a cessão onerosa do direito de nomear estabelecimentos, instalações, equipamentos, edificações, espaços ou eventos públicos no Município de Orleans (Naming Rights). Aprovado por unanimidade.

Indicação nº 84/2025, de autoria do vereador Joel Cavanholi: “Que o Executivo, na Semana Cultural, realize novamente o Festival da Canção para descobrimento de novos talentos da cidade e da região e valorize os artistas locais na contratação para shows a serem apresentados no dia do festival”. Aprovada por unanimidade.

Indicação nº 89/2025, de autoria do vereador Joel Cavanholi: “Que o Legislativo faça homenagem a Miguel de Souza Bianco pelo título no Nascimento Fight de Muay Tai de Florianópolis, no cinturão da categoria 33 kg, amador sem caneleira, e para Beatriz de Souza Bianco pelo título no Nascimento Fight de Muay Tai de Florianópolis, no cinturão da categoria 52 kg, amador”. Aprovada por unanimidade.

Notícias Relacionadas 3y6me

Vereadores de Lauro Müller apresentam Indicações e aprovam Projetos de Lei e Requerimento y195y

Entre as pautas, estava o Projeto de Lei que declara de utilidade pública a Associação de Pais e Amigos de Autistas (AMA) de Lauro Müller.

Governador encaminha projeto de lei que institui data para homenagear bombeiros militares veteranos 5w3r

A escolha da data comemorativa faz referência ao aniversário do coronel BM Milton Antônio Lazzaris, comandante-geral de honra da corporação, para representar todos os bombeiros militares.

Deputado estadual Tiago Zilli apresenta ações da bancada Sul na Câmara de Lauro Müller 4c4e1h

Na ocasião, o parlamentar fez uso da tribuna para discorrer sobre suas metas e ações na coordenação da bancada da região Sul na Alesc.

Presidentes das ACIs do Extremo Sul se reúnem para Plenária da Facisc, em Orleans 3o164g