Geral

OVNIs na Serra: autor do vídeo diz que é real e revela medo de voltar ao local 11309

Em entrevista exclusiva ao Sul In Foco, operador de drone descarta qualquer possibilidade de reflexo ou erro nas imagens e ite: “Tô com receio de voltar lá sozinho” f5r2x

Foto – Divulgação 1x5z4t

O que era para ser apenas mais um registro da beleza da Serra do Rio do Rastro acabou se transformando em um dos assuntos mais comentados da internet nos últimos dias. Um vídeo publicado na última sexta-feira (23) no YouTube mostra três supostos objetos voadores não identificados (OVNIs) sobrevoando a região entre Lauro Müller e Bom Jardim da Serra. As imagens, captadas por um drone, viralizaram rapidamente e já ultraam 450 mil visualizações.

Em entrevista exclusiva ao Sul In Foco, o operador do drone, Wanderlei Zandona, que atua há mais de 15 anos na área, falou pela primeira vez sobre o episódio, e não tem dúvidas: “Aquilo é real. Não é reflexo, não é falha, não é efeito visual. É algo sólido, físico, que estava lá”, garante.

Durante o voo, ele não percebeu absolutamente nada. Só quando revisava os arquivos em casa é que se deparou com as imagens que, segundo ele, não saem mais da cabeça.

“Quando olhei no computador, até me arrepiei. E digo com segurança: quem entende de drone sabe que reflexo não se move na tela se o drone tá parado. O meu tava fixo, câmera imóvel. E o que se movia ali eram aqueles objetos. Aquilo não faz parte desse ambiente”, relembra.

Com mais de mil vídeos publicados no canal Wanzamhobby Drone no YouTube e cerca de 100 mil arquivos de voo arquivados, Wanderlei garante que tem plena capacidade técnica para diferenciar um reflexo ou qualquer defeito óptico de um objeto real.

“Se fosse reflexo, eu seria o primeiro a dizer. Já tive registros assim, principalmente em pôr do sol, usando filtros, com luz forte. Mas naquele dia não tinha nada disso. O gimbal estava travado, a câmera apontando pro solo, sem nenhuma condição de gerar esse tipo de efeito. E reflexo não anda sozinho na tela. Quem tava se mexendo eram os objetos, não o equipamento”, atesta.

As imagens rapidamente chamaram a atenção de ufólogos e pesquisadores. O Grupo de Pesquisa Ufológica de Santa Catarina analisou o material e descartou qualquer tipo de edição. Segundo o relatório, os objetos não possuem asas, hélices ou qualquer estrutura identificável, além de se deslocarem a uma velocidade estimada em mais de 500 km/h, antes de desaparecerem nos paredões da serra.

Apesar da curiosidade, Wanderlei não esconde que ficou abalado. Ele até fez uma revelação bem direta, durante a entrevista. “Tô com receio de voltar lá. Minha esposa já disse que não vai nem se me pagarem. E, sinceramente, eu também não tô confortável de ir sozinho. Tem alguma coisa naquele lugar. A sensação é essa. Alguma coisa que a gente não entende”, ite.

E o medo não é só pelo que apareceu nas imagens. Quem conhece a Serra do Rio do Rastro sabe que ela, por si, já é um desafio enorme para qualquer piloto de drone. “O policial que tava comigo me alertou: já se perderam mais de 30 drones ali. O vento na serra não é brincadeira. Aquilo é uma cratera. A pressão muda do nada. Só consegui fazer esse voo porque tava com um drone robusto, o DJI Air 3S, que a condições extremas. Drone pequeno, ali, não dura dois minutos”, relembra.

Mesmo com receio, Wanderlei não descarta a possibilidade de voltar, desde que muito bem acompanhado. “A ideia é montar uma campana, ir com mais pessoas, mais equipamento e tentar registrar mais. Mas sozinho, depois do que eu vi… não. Sozinho eu não volto”, ite.

O vídeo segue em análise por pesquisadores e ufólogos. E, enquanto não surgem respostas definitivas, o mistério permanece, junto com a certeza de quem viu, filmou e garante: “Aquilo tava lá. E não era normal”.

Notícias Relacionadas 3y6me

Vídeo: Trânsito é liberado na Serra do Rio do Rastro após interdição por neve 4q4z4j

Rodovia foi fechada por segurança na manhã desta quinta-feira (29), mas já está com tráfego normalizado

Colchão pega fogo e causa princípio de incêndio em depósito de Criciúma f2738

Chamas foram contidas após cano de água estourar com o calor; ninguém ficou ferido

Vídeo: A neve caiu pela primeira vez esse ano em Santa Catarina 3q5y6c

A Serra do Rio do Rastro será interditada devido à nevasca em Bom Jardim da Serra.

Motociclista fica ferido e motorista foge após acidente na SC-370 em Urubici 235j1z

Condutor da moto sofreu fratura no fêmur e foi levado ao hospital de São Joaquim. Motorista do carro envolvido deixou o local sem prestar socorro.