
Guglielmo Mangiapane/REUTERS 372i6r
Na última quinta-feira, dia 08 de maio de 2025, o mundo testemunhou a escolha de um novo Papa para a Igreja Católica. O consenso entre os cardeais votantes no conclave designou o cardeal estadunidense Robert Francis Prevost como novo Papa, sucedendo Francisco, que faleceu no dia 21 de abril de 2025. O nome escolhido por ele foi Papa Leão XIV. Mas você tem conhecimento da história de vida do novo Papa? Se não, confira abaixo:
Nascido em 14 de setembro de 1955, na cidade de Chicago, estado de Illinois, nos Estados Unidos, Robert Francis Prevost concluiu seus estudos secundários em 1973 no Seminário Menor da Ordem de Santo Agostinho e se juntou aos agostinianos em 1977. Com 26 anos, foi ordenado sacerdote da Ordem de Santo Agostinho em Roma, na Itália, onde também obteve sua licenciatura e posteriormente o doutorado em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade de São Tomás de Aquino.
Entre 1987 e 1988, atuou como pároco vocacional e diretor de missões da Província Agostiniana de Chicago, nos Estados Unidos. Durante o ano de 1988, partiu para o Peru, onde ou dez anos ensinando Direito Canônico e serviu como prefeito de estudos no Seminário Agostiniano de Trujillo.
Em 1998, foi eleito para assumir a Província Agostiniana de Chicago, retornando ao seu país de origem no ano seguinte. Já em 2001, foi eleito Prior Geral dos Agostinianos para um mandato de seis anos, sendo reeleito em 2007 para mais seis anos. Entre 2013 e 2014, recebeu uma nova missão como diretor de formação no Convento de Santo Agostinho, em Chicago, além de atuar como primeiro conselheiro e vigário provincial da Província de Nossa Mãe do Bom Conselho.
Foi nomeado em novembro de 2014 pelo então Papa Francisco como apostólico da Diocese de Chiclayo, recebendo a consagração episcopal em 12 de dezembro de 2014. Em 2023, foi nomeado arcebispo-bispo emérito de Chiclayo e, no mesmo ano, recebeu o título de Cardeal. Em 6 de fevereiro de 2025, foi elevado à ordem dos Cardeais-bispos e assumiu a Diocese de Albano, em Roma.
Participou, juntamente com muitos outros cardeais, do conclave de 2025 para a escolha do novo Papa. No segundo dia da votação, os participantes chegaram a um consenso, e ele foi eleito como o novo líder da Igreja Católica, adotando o título de Papa Leão XIV.
Agora, como Papa Leão XIV, ele assume o desafio de liderar a Igreja Católica em um novo período de sua história. Sua trajetória, marcada pelo serviço pastoral e pela experiência em diversas missões ao redor do mundo, o coloca como um líder espiritual que carrega consigo a influência agostiniana e a vivência eclesial adquirida ao longo das décadas de sua história.
Fonte consultada:
WIKIPÉDIA. Papa Leão XIV. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Papa_Leão_XIV o em 09 mai. 2025