Evento trouxe temas fundamentais como Inclusão, Diversidade e Equidade para promover ambientes mais acolhedores e respeitosos 1s4x18

Foto – SATC 666u4n
A segunda edição do Simpósio IDE – Inclusão, Diversidade e Equidade, realizado na Satc, reuniu estudantes, colaboradores e comunidade externa para reflexão, troca de experiências e, acima de tudo, empatia. O evento trouxe temas fundamentais para promover ambientes mais inclusivos, acolhedores e respeitosos, tanto no meio acadêmico quanto no corporativo.
No mercado de trabalho, criar um momento inclusivo, diverso e equitativo vai além de uma responsabilidade ética, é uma estratégia essencial para fortalecer equipes e valorizar inovação. Desta forma, a coordenadora de Gestão de Pessoas da Satc, Fabíola Pereira Guidi, destacou que o simpósio cumpriu seu papel de promover mais conhecimento e gerar conscientização.
“O evento teve como foco auxiliar na compreensão e na aplicação de ações inclusivas, especialmente envolvendo Pessoas com Deficiência (PcD) no ambiente corporativo. Quanto mais conhecemos as pessoas ao nosso redor, mais preparados estamos para acolher, atender às suas necessidades e respeitar suas individualidades. Nosso papel é justamente esse: levar orientação e conscientização tanto para os nossos colaboradores quanto para as empresas parceiras sobre os direitos, deveres e, principalmente, sobre a importância de promover ambientes realmente inclusivos”, ressaltou a coordenadora.
O simpósio contou com quatro momentos que conduziram os participantes a uma jornada de aprendizado e sensibilização. A abertura ficou por conta de Marcos Petry, que compartilhou sua trajetória no ‘Mantendo acesa a chama da superação’, trazendo reflexões sobre resiliência, desafios e autossuperação.
Na sequência, o ‘Oportunidades e desafios da inclusão nas empresas’, com a participação da Dra. Luciana Xavier e do Dr. Juliano Marto Nunes, abordou a importância da construção de ambientes corporativos íveis, que ofereçam oportunidades reais e respeitem as individualidades dos profissionais.
O terceiro momento trouxe a palestra “Convivendo com a diversidade: construindo relações mais inclusivas”, conduzida pela psicóloga Fernanda Zanette, que destacou como a escuta ativa, o uso de linguagem inclusiva e o respeito no dia a dia são pilares essenciais para uma convivência mais empática e humana.
Encerrando os painéis, Jana Mazon apresentou o case de sucesso da empresa La Moda, no tema ‘Onde a moda encontra a diversidade’, mostrando como o mercado tem se transformado para valorizar a diversidade e a representatividade.
Encerramento marcado pela emoção
O encerramento do simpósio ficou por conta da apresentação do projeto ‘Cerâmica Além da Visão’, promovido pela Satc com o objetivo de proporcionar bem-estar e vivências terapêuticas pessoas deficientes visuais. O momento emocionou o auditório da instituição, mostrando a importância da inclusão na prática e como é possível superar barreiras e criar conexões verdadeiras através do respeito e da empatia.
Reflexão que gera transformação
Ao longo dos encontros, os participantes foram convidados a refletir sobre temas como escuta ativa, educação contínua sobre diversidade, linguagem inclusiva, respeito na convivência e a importância de ambientes flexíveis e íveis no trabalho. Para o reitor da Satc, Carlos Antônio Ferreira, o simpósio reforça um compromisso que vai além dos muros da instituição.
“O simpósio foi um sucesso. A programação foi extremamente rica, abordando temas fundamentais como inclusão, diversidade e, especialmente, equidade, que talvez seja a palavra mais forte deste momento. São discussões que a gente já traz há algum tempo, mas que exigem uma mudança de cultura, percepção e o exercício diário de se despir de preconceitos, o que não é algo simples. Tenho certeza de que o evento tocou o coração e fez refletir a todos que estiveram presentes”, comentou.