A busca pelo Conhecimento

Sismo na China em 2008: A catástrofe de Sujuão 6l2f14

Foto – Divulgação 1x5z4t

Em 2008, a China foi palco de um terremoto de grandes proporções, que trouxe destruição e causou um número devastador de mortes no país. O evento ficou conhecido como sismo de Sujuão, justamente por seu epicentro ter sido registrado na província de mesmo nome. O tremor atingiu o país às 14h28min do horário local, em 12 de maio de 2008, e apresentou, segundo o Centro de Pesquisas Sismológicas da China e o Levantamento Geológico dos Estados Unidos, uma magnitude de 7,9 na Escala Richter.

O terremoto, classificado com uma intensidade XI (catastrófica), deixou milhares de mortos, com estimativas apontando cerca de 85.000 vítimas, além de mais de 358.000 feridos. A maioria das vítimas estava em áreas próximas ao epicentro do sismo, especialmente na cidade de Mianyang, na província de Sujuão.

O tremor foi tão intenso que chegou a ser sentido em regiões distantes, como Pequim e Xangai, a mais de 2.000 km do epicentro, assim como no Paquistão, na Tailândia e até em Hanói, capital do Vietnã. Segundo o governo chinês, este foi o terremoto mais mortal no país desde o sismo de Tangshan, ocorrido em 1976, que tirou a vida de aproximadamente 250.000 pessoas. Na ocasião, foram decretados 3 dias de luto oficial em toda a nação como homenagem às vítimas.

Fonte consultada:

WIKIPÉDIA. Sismo de Sujuão de 2008. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Sismo_de_Sujuão_de_2008 o em 12 mai. 2025

Notícias Relacionadas 3y6me

Mulher tem perna esmagada ao empurrar carro na Serra do Rio do Rastro 1v4a1s

Acidente aconteceu em subida com barro; vítima foi socorrida de helicóptero e levada ao Hospital São José, em Criciúma

Governo de Santa Catarina investirá R$ 54 milhões para a construção de novos laboratórios de pesquisa avançada no estado 1bn3f

Editais voltados para universidades e centros universitários foram lançados pela Fapesc

Últimas vagas com condições especiais para o segundo semestre na UniSatc 4m206h

Matrícula Comunitária segue aberta até 31 de maio com benefícios exclusivos para moradores do estado.

Santa Catarina enfrenta fim de semana chuvoso antes de chegada de frente fria com chance de neve 2q3o62

O principal responsável pelas instabilidades é um sistema de baixa pressão que atua sobre o Estado