Geral

Temporada da tainha começa quarta-feira no Litoral de Santa Catarina 2y5o38

No ano ado, foram estabelecidas cotas de captura da tainha como proposta de evitar a sobrepesca e assim manter a sustentabilidade do pescado. 1ev3m

Foto: Divulgação 5c4c49

A partir desta quarta-feira está aberta a temporada da pesca artesanal da tainha no Litoral de Santa Catarina para embarcações não motorizadas. Para barcos maiores, com motor, que usam rede de emalhe, será a partir do dia 15 de maio.

A pesca industrial ainda segue sem data definida para abrir, pois em 2018 as embarcações catarinenses ultraaram a cota de pesca.

No ano ado, foram estabelecidas cotas de captura da tainha como proposta de evitar a sobrepesca e assim manter a sustentabilidade do pescado. Elas foram estabelecidas com base em dados científicos, para as frotas artesanal e industrial do Estado.

A proposta, apresentada pela Ong Oceana, ajudou a resolver um ime que comprometia o futuro da espécie e da atividade.

A portaria que definiu o ordenamento da pesca no ano ado explicita que, caso as cotas fossem excedidas, o montante excedente deveria ser descontado do valor da cota no ano seguinte. Durante a safra, a frota artesanal se manteve dentro do limite definido. No entanto, a frota industrial ultraou a cota de captura com uma produção 114% acima do limite.

Com informações do Jornal Diário do Sul 

Notícias Relacionadas 3y6me

Público prestigia solenidade de abertura da Festa da Tainha, em Balneário Rincão 1t2u46

Alerta para a possibilidade de temporal neste sábado no Sul 6r403d

A Epagri/Ciram emitiu o comunicado na manhã desta sexta (05). Climatologista pede atenção para a possibilidade de vento forte e "muito forte"

Festa da Tainha recebe milhares de pessoas, em Balneário Rincão 28h2t

Evento superou o sucesso de anos anteriores com bom público na praça gastronômica e na arena de shows.

Ao menos 600 casas são destelhadas por temporal e Papanduva decreta emergência 5r5p64

De acordo com a Defesa Civil do município, 20 famílias foram retiradas de casa e levadas para residências de parentes, outras cinco precisaram de atendimento médico.