Vereadores também sugerem instalação de câmeras na ponte da Vila Operária e melhorias no o à base do Samu. 50641

Foto: Câmara de Vereadores de Lauro Müller 554ba
Durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Lauro Müller, realizada nesta terça-feira, dia 22, contou com a aprovação do Pedido de Informação nº 3/2025. O documento é de autoria dos vereadores Lindomar Cataneo, Tarcísio Padilha dos Santos, Valdecir Miotello e Glédson Assis de Oliveira.
Ele solicita que a istração Municipal envie à Casa Legislativa a cópia do extrato das contas bancárias que apontam os recursos líquidos da Prefeitura de Lauro Müller entre 1º de dezembro de 2024 e 31 de março de 2025 e a cópia do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR).
“É inerente, à função de vereador, obter informações para fiscalizar, zelar pelo erário público e certificar se está ocorrendo imperícia, imprudência ou negligência por parte de algum agente público”, dizia a justificativa do Pedido de Informação, que foi aprovado por unanimidade.
No Grande Expediente, fizeram uso da tribuna os seguintes vereadores: Humberto Bittencourt Júnior (PL), Glédson Assis de Oliveira (PSD), Tarcísio Padilha dos Santos (PSD), Lindomar Cataneo (PSD), Ricardo Fontanella (PP), Marcelo Alves (PP), Valdecir Miotello (União) e Rodrigo Dias (MDB).
Proposições
Indicação nº 45/2025, de autoria do vereador Lindomar Cataneo: Instalar câmeras de segurança na ponte coberta da Vila Operária. Justificativa: “A medida proposta visa garantir a prevenção de vandalismo e inibir o tráfego de moto na ponte, aumentando da segurança dos pedestres e auxiliando as autoridades policiais no que diz respeito à dissuasão de comportamentos de risco, à valorização da comunidade e ao monitoramento em tempo real, garantindo a proteção do patrimônio e o bem-estar local”.
Indicação nº 46/2025, de autoria do vereador Humberto Bittencourt Júnior: Implementar melhorias estruturais e visuais no o à base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), incluindo a pavimentação do local, a instalação de um portal de entrada com identificação clara do serviço e a colocação de sinalizações adicionais.
Justificativa: “A base do Samu está localizada em um terreno anexo ao prédio do Corpo de Bombeiros Militar, o que frequentemente gera confusão entre os usuários que buscam atendimento. A ausência de uma identificação visual clara e de uma infraestrutura adequada no o resulta em situações nas quais o público confunde os os, gerando atrasos e transtornos.
Já a pavimentação asfáltica ou em concreto da via de o vai garantir mais segurança, durabilidade e ibilidade para veículos de emergência, equipes médicas e pedestres, mesmo em condições climáticas adversas. Por fim, a implementação dessas melhorias não apenas resolverá os problemas atuais de o e identificação, mas também contribuirá para a eficiência do Samu, reforçando seu papel essencial no atendimento de emergências e na promoção da saúde pública”.
Sessão extraordinária
Atendendo ao pedido do Poder Executivo Municipal, os vereadores se reuniram extraordinariamente para discutir e votar o Projeto de Lei Ordinária nº 11/2025, que autoriza o Município a doar ambulância de propriedade do Fundo Municipal de Saúde de Lauro Müller para a Fundação de Saúde de Lauro Müller. Após análise das Comissões que verificaram a legalidade e constitucionalidade da matéria, o PL retornou para votação em plenário, sendo aprovado por unanimidade.