Três Indicações, quatro Projetos de Lei e um Requerimento foram apresentados na sessão da Câmara de Lauro Müller. r6c2z

Foto: Câmara de Vereadores de Lauro Müller 554ba
Durante sessão da Câmara de Vereadores de Lauro Müller, realizada na noite desta segunda-feira, dia 12, os edis apresentaram Indicações e Projetos de Lei voltados à melhoria da infraestrutura urbana, segurança no trânsito e valorização de espaços públicos no município.
No Grande Expediente, fizeram uso da tribuna os seguintes vereadores: Marcelo Alves (PP), Ricardo Fontanella (PP), Valdecir Miotello (União Brasil), Humberto Bittencourt Júnior (PL), Glédson Assis de Oliveira (PSD), Tarcísio Padilha dos Santos (PSD) e Lindomar Cataneo (PSD). Confira na íntegra por meio do vídeo abaixo:
Entre as Proposições, foi apresentada a Indicação nº 49/2025, de autoria dos vereadores Lindomar Cataneo, Glédson Assis de Oliveira, Tarcísio Padilha dos Santos e Valdecir Miotello, que solicita a implantação de um sistema de drenagem pluvial na Rua Pedro Raimundo, no bairro Sumaré.
Segundo os autores, a ausência de tubulação adequada compromete a segurança da comunidade e pode causar prejuízos materiais. “A medida visa evitar alagamentos no trecho compreendido entre as ruas 20 de Janeiro e Pedro Marcelino de Carvalho, especialmente após a construção do novo templo da Igreja Assembleia de Deus, com mais de 600 m², que vem contribuindo para o aumento do volume de água escoada para a via”, justificam.
Já a Indicação nº 50/2025, apresentada pelo vereador Tarcísio Padilha dos Santos, busca proibir o estacionamento de veículos na Travessa José Tancredo Filho, nas imediações da Praça Jacob Volpato. “Devido à estreiteza da via, veículos estacionados impedem a agem segura de ônibus e caminhões, que são forçados a invadir a calçada, colocando em risco os pedestres e prejudicando o fluxo do tráfego”, afirma.
Outra preocupação levantada foi a situação do abrigo de ageiros da Praça Central de Itanema, danificado após ser atingido por um veículo. A Indicação nº 51/2025, do vereador Rodrigo Dias, solicita a imediata reforma do ponto, que é o único da região. Segundo ele, dezenas de moradores, incluindo trabalhadores e crianças, utilizam o local diariamente, estando atualmente expostos ao sol e à chuva.
Além das Indicações, a Ordem do Dia incluiu quatro Projetos de Lei Ordinária e um Requerimento. Entre os destaques, está o Projeto de Lei nº 10/2025, que propõe dar o nome de Archimedes Purificação à ponte coberta que liga a Rua Tubarão à Rodovia SC-390, no bairro Bela Vista.
Três Projetos de Lei do Poder Executivo também foram discutidos e votados: o PL nº 13/2025, que altera dispositivos da legislação municipal sobre regularização fundiária; o PL nº 14/2025, que modifica o artigo 8º da Lei da Gestão Democrática da Educação Municipal; e o PL nº 15/2025, que autoriza o município a receber em doação um imóvel urbano com benfeitorias localizado na Praça de Palermo.
Por fim, foi apresentado o Requerimento nº 8/2025, de autoria de Tarcísio Padilha, solicitando à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade a instalação de lombadas em meia pista na SC-390, nas proximidades do o à localidade de Morro da Palha. O vereador destaca que o trecho é marcado por baixa visibilidade e alto índice de acidentes, inclusive fatais. A instalação dos redutores de velocidade, segundo ele, pode salvar vidas.