Poder Legislativo

Vereadores de Orleans aprovam seis Projetos de Lei e nove Indicações 5r1q1d

Na oportunidade, nove vereadores fizeram uso da tribuna, abordando a realidade da cidade e apresentando sugestões de melhorias. 5hm4r

Foto: Câmara de Vereadores de Orleans d142g

Os vereadores de Orleans se reuniram, na noite desta segunda-feira, dia 10, para mais uma sessão ordinária. Na oportunidade, durante a Ordem do Dia, seis Projetos de Lei e nove Indicações foram aprovados por unanimidade.

No Grande Expediente, fizeram uso da tribuna os vereadores Maiara Dal Ponte Martins (MDB), Josemar Sacom (PSD), Leandro Martins (PSD), Dovagner Baschirotto (MDB), Murilo Hoffmann (NOVO), Osvaldo Cruzetta (PP), Jana Coan (PL), Marlise Zomer (PSDB) e Joel Cavanholi (PL).

Assista à sessão ordinária na íntegra por meio deste link.

Ordem do Dia

Projeto de Lei Complementar nº 1, de 31 de janeiro de 2025, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a criação de vaga para o cargo de odontólogo da Saúde da Família, no âmbito do quadro permanente da istração Pública Municipal, alterando o anexo I da Lei Complementar nº 2.155, de 18 de dezembro de 2007”. Aprovado por unanimidade.

Projeto de Lei PE nº 1, de 31 de janeiro de 2025, de autoria do Poder Executivo, que autoriza firmar parceria, por meio de Termo de Fomento, com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Orleans e dá outras providências”. Aprovado por unanimidade.

Projeto de Lei PE nº 2, de 31 de janeiro de 2025, de autoria Poder Executivo, que autoriza firmar parceria, por meio de Termo de Fomento, com a Creche Santa Rita de Cássia e dá outras providências. Aprovado por unanimidade.

Projeto de Lei PE nº 3, de 31 de janeiro de 2025, que autoria do Poder Executivo, que autoriza firmar convênio e transferir recursos financeiros à Fundação Hospitalar Santa Otília (FHSO) e dá outras providências. Aprovado por unanimidade.

Projeto de Lei PE nº 4, de 3 de fevereiro de 2025, de autoria do Poder Executivo, que referenda decisão do Conselho Municipal de Saúde e autoriza a doação de materiais alocados na Secretaria Municipal de Saúde para a Fundação Hospitalar Santa Otília (FHSO)”. Aprovado por unanimidade.

Projeto de Lei Legislativo PL nº 1, de 31 de janeiro de 2025, de autoria do vereador Murilo Hoffmann, que veda a inauguração de obra pública incompleta ou que não atenda ao fim a que se destina, no âmbito da istração direta, autárquica e fundacional do Município de Orleans. Aprovado por unanimidade.

Indicação nº 1/2025, de autoria da vereadora Maiara Dal Ponte Martins: “Solicitar que a Comissão de Trânsito avalie a possibilidade da colocação de uma placa para identificação de estacionamento exclusivo para ônibus escolar nas proximidades do C.E.I. Recanto do Saber, na Rua Lourizete da Silva Ghisi, sem número, no distrito de Pindotiba”. Aprovada por unanimidade.

Indicação nº 2/2025, de autoria da vereadora Maiara Dal Ponte Martins: “Solicitar que a Secretaria de Infraestrutura avalie a possibilidade de realizar demarcações viárias nos os às garagens em frente ao C.E.I. Recanto do Saber, na Rua Lourizete da Silva Ghisi, sem número, no distrito de Pindotiba”. Aprovada por unanimidade.

Indicação nº 3/2025, de autoria do vereador Joel Cavanholi: “Que o Executivo faça quinzenalmente a coleta de entulhos nos bairros do perímetro urbano”. Aprovada por unanimidade.

Indicação nº 4/2025, de autoria do vereador Joel Cavanholi: “Que seja enviado oficio à Comissão de Trânsito para alteração do fluxo de veículos nos trevos de o à cidade, dando preferência aos automóveis que estejam contornando as rotulas. Com isso, teremos uma melhora significativa na trafegabilidade, reduzindo as filas nos horários de pico”. Aprovada por unanimidade.

Indicação nº 5/2025, de autoria do vereador Dovagner Baschirotto: “Que seja enviado ofício ao Deinfra solicitando a limpeza das laterais da SC-390, no trecho entre Pindotiba e Orleans, e as pinturas e conservação da SC-108, que está em péssimas condições de uso”. Aprovada por unanimidade.

Indicação nº 6/2025, de autoria da vereadora Marlise Zomer: “Que o Executivo, através da Secretaria de Infraestrutura, proceda o patrolamento e arrume a estrada na comunidade de Oratório (na família Menegasso, próximo à caixa da SAMAE, em direção à Palmeira Baixa, como ponto de referência)”. Aprovada por unanimidade.

Indicação nº 07/2025, de autoria da vereadora Marlise Zomer: “Que o Executivo, através da Secretaria de Infraestrutura, arrume os os na Estrada Geral Rio Pinheiros Alto (no asfalto novo), próximo ao seu David Debiasi e demais moradores. A queda de barreiras e as fortes chuvas carregaram a terra e o areão e acabaram fazendo muito lodo na entrada dos os, inclusive, há moradores com filhos autistas nas proximidades, que necessitam ar pelo local para pegarem a condução da APAE, e não estão conseguindo. Isso vem causando transtornos para os moradores”. Aprovada por unanimidade.

Indicação nº 8/2025, de autoria da vereadora Marlise Zomer: “Que e Executivo providencie para que, em todos os bairros, tenha um ponto de coleta para que os moradores possam colocar entulhos e não lixo e ter um calendário já pronto para esta coleta”. Aprovada por unanimidade.

Indicação nº 9/2025, de autoria da vereadora Jana Coan: “Que o Executivo oriente a guarda municipal a estar presente em frente à Escola de Educação Básica Costa Carneiro às 11h45min e às 17h00, para auxiliar na saída dos alunos do educandário, uma vez que existe um grande trânsito de veículos no local”. Aprovada por unanimidade.

Notícias Relacionadas 3y6me

Presidentes das ACIs do Extremo Sul se reúnem para Plenária da Facisc, em Orleans 3o164g

Situação da Fundação Hospitalar Santa Otília é detalhada em sessão da Câmara de Orleans 4s1s6h

Na ocasião, um Projeto de Lei, sete Projetos de Decretos Legislativos, um Requerimento e nove Indicações foram aprovados.

Vereadores aprovam proibição de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos em Lauro Müller 1u1wd

Também foi aprovado Requerimento para que a prefeita compareça à Casa Legislativa para esclarecer sobre problemas de abastecimento de água no Guatá.

Projeto de lei em SC proíbe venda de empréstimos a idosos por telefone e internet r3h6i

Objetivo do autor da proposta, delegado Ulisses Gabriel (PSD), é evitar golpes contra aposentados